O renascimento da harpa céltica
4 participantes
Página 1 de 1
O renascimento da harpa céltica
Entrevista com Timothy Habinski,falando sobre o atual cenário p a hp céltica,sua carreira como luthier e o que pensa sobre as demais hp hoje fabricadas.Vale a pena espiar
www.adventuresinmusic.biz/Archives/Interviews/celticharp.htm
ou no site dele www.timothyharps.ca
Eu não sabia dessa perseguição elizabethana aos harpistas.Em algum lugar(acho que num dos livros da Woods)li sim que a rainha Mary,tão fervorosamente católica e tentando restaurar a igreja numa Inglaterra protestante por obra de seu pai,não dava trégua aos harpistas por seus laços com a antiga cultura pagã celta.
www.adventuresinmusic.biz/Archives/Interviews/celticharp.htm
ou no site dele www.timothyharps.ca
Eu não sabia dessa perseguição elizabethana aos harpistas.Em algum lugar(acho que num dos livros da Woods)li sim que a rainha Mary,tão fervorosamente católica e tentando restaurar a igreja numa Inglaterra protestante por obra de seu pai,não dava trégua aos harpistas por seus laços com a antiga cultura pagã celta.
Re: O renascimento da harpa céltica
Não li a entrevista ainda (só depois do dia 14/12 é que vai dar), mas fiquei interessado. Há algum tempo, quando o "Xatinho" perguntou algo sobre história da harpa (acho que foi sobre isso), mencionei essa perseguição, utilizei a expressão "caça aos harpistas" e falei sobre a "rainha Elizabeth I, a louca" (não era rainha Mary). E pelo que eu sabia, a perseguição se dava mais por motivos políticos do que religiosos.
Romero- Sabido
- Número de Mensagens : 46
Sim Romero,mas a questão era tanto política quanto religiosa,sem possibilidade de separação.Mary quis restaurar o catolicismo após Henrique ter rompido com o papa por motivos políticos;primeiramente queria se livrar de Catarina de Aragão.Elizabeth era filha de sua 2a esposa,Ana Bolena numa época em que França e Inglaterra viviam às turras,tb Espanha e a Itália fragmentada pq ão era ainda um Estado.Não lembro bem da estorinha.
;Maria ficou louca.Elizabeth foi grande estadista e muito considerada até o fim de seus dias.
;Maria ficou louca.Elizabeth foi grande estadista e muito considerada até o fim de seus dias.
Onde eu vejo/leio críticas de CDs?
Parece q não tem mto a ver com o tópico, mas tem um pouco. Eu vi um CD do Andrew sendo vendido por 30 reais e eu queria saber c é bom ou não.
Tá, eu acho q dificilmente ele vai fazer alguma coisa sem qualidade, mas sei lá, né.
Parece q não tem mto a ver com o tópico, mas tem um pouco. Eu vi um CD do Andrew sendo vendido por 30 reais e eu queria saber c é bom ou não.
Tá, eu acho q dificilmente ele vai fazer alguma coisa sem qualidade, mas sei lá, né.
Julia- Admin
-
Número de Mensagens : 62
Humor : Eu sou legal. =)
Andrew...Toda entchurmada ela...Vc deve estar falando do Dowland/Lute Songs,que teria tudo a ver,já que falamos da hp na corte de Elizabeth.A boa notícia é que logo vão aparecer as resenhas dos customers da Amazon.A má é que só tinha duas cópias à venda e eu acabei de comprar uma das duas
#desconfio que seja um re-release de uma grav velha pq esse selo,Deutsche HM,só tem feito isso ultimamente.
#desconfio que seja um re-release de uma grav velha pq esse selo,Deutsche HM,só tem feito isso ultimamente.
Na verdade é minha incapacidade de escrever o sobrenome dele sem perguntar pro google como se escreve. :p
Esse CD eu vi no submarino. Na verdade têm 3 com esse preço, um de danças folclóricas inglesas, um de danças folclóricas italianas e um de música trovadoresca. Eles saíram pela naxos.
Esse CD eu vi no submarino. Na verdade têm 3 com esse preço, um de danças folclóricas inglesas, um de danças folclóricas italianas e um de música trovadoresca. Eles saíram pela naxos.
Julia- Admin
-
Com 30 reais vc compra um cd solo dele na Amazon na seção de usados(já escrevi um milhão de vezes que são outlets,raramente mandam um cd usado)já incluíndo o correio e não estão segurando compras de baixo valor pra taxar,a menos que vc seja muito azarão.Esses cds que vc falou são vários instrum tocando,ou o grupo dele(o"The Harp Consort"),...Já os cds solo são aulas valiosíssimas de interpretação,estilo e ornamentação.O "Arpa de Ludovico" já não se acha mais,mas o "Italian music of renaissance" ,ou "A Harpa de Davi"(Buxtehude,Bach e Handel) valem cada centavo.
Lindo esse vídeo da Aine Minogue numa catedral iluminada por velas.Não reconheci a canção de natal.A hp celta é mesmo um instrumento especial e com uma história bem mais interessante,pro meu gosto,pelo menos.
www.youtube.com/watch?v=6PEmH6NH5iM
www.youtube.com/watch?v=6PEmH6NH5iM
Alguém já tocou em uma ogdem?
Julia- Admin
-
O Krysler não tem uma?Escreve pra ele.O povo que gosta da Trovador fala muito bem da Ogden no Harp Column.As levers Camac tb tem sido muito elogiadas por lá.
Obrigada, Hélio. ^^
Julia- Admin
-
Julia escreveu:Onde eu vejo/leio críticas de CDs?
Julia
Tenho cd e livro de partitura do Andrew, caso queira esta disponível (eu empresto), vi que tabem perguntou sobre a ogden, caso queira conhece-la, estou morando em Niteroi.
Abraços.
krysler- Novato
-
Número de Mensagens : 25
Emprego/lazer : Geógrafo/Harpa
Humor : eu sou legal....rsss