Fórum Nacional de Harpa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sivan Magen

3 participantes

Ir para baixo

Sivan Magen Empty Sivan Magen

Mensagem  Hélio Leite 20/11/2007, 13:35

Harpistas do Rio;a crítica internacional vem cobrindo de louros os disputados concertos de Sivan Magen,vencedor do concurso de Israel do ano passado e o 1o candidato natural do país a ter vencido o prêmio.Sugiro aos que tem acesso à dir do Festival de HP-RJ que CORRAM JÁ a tentar trazê-lo,antes que uma grande orq o leve.Sivam estudou com Moreti em Paris e está agora na Juilliard se aperfeiçoando com Nancy Allen.Vcs podem vê-lo tocando a Balada Fantástica de Renié no Youtube.
Hélio Leite
Hélio Leite
Onisciente
Onisciente

Masculino
Número de Mensagens : 153
Localização : Curitiba-PR
Emprego/lazer : 1o. hp Orquestra Sinfônica do Paraná
Data de inscrição : 20/11/2007

http://www.artedaharpa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sivan Magen Empty Re: Sivan Magen

Mensagem  Angelica 20/11/2007, 16:57

Hélio, Hélio, quer dizer que você já consegue ver os vídeos do Youtube? deve estar louquinho!
Angelica
Angelica
Novato
Novato

Feminino
Número de Mensagens : 29
Idade : 53
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Hapista (Theatro Municipal de SP)
Data de inscrição : 12/11/2007

http://www.harpa.us/

Ir para o topo Ir para baixo

Sivan Magen Empty Re: Sivan Magen

Mensagem  Hélio Leite 27/11/2007, 18:21

O que é de enlouquecer são as paradinhas a cada dois segundos em todos os vídeos.Eu não sei resolver isso;comprei um cpu novo que parece a Enterprise,cheio de luzes verdes e vermelhas e baixei o flash player última versão.Tem uma entrevista de 9 min com a Kondonassis sobre seu novo cd "A harpa de Salzedo" e eu não aguento esse picadinho de vídeo!Mad
Hélio Leite
Hélio Leite
Onisciente
Onisciente

Masculino
Número de Mensagens : 153
Localização : Curitiba-PR
Emprego/lazer : 1o. hp Orquestra Sinfônica do Paraná
Data de inscrição : 20/11/2007

http://www.artedaharpa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sivan Magen Empty Re: Sivan Magen

Mensagem  Romero 27/11/2007, 21:12

Hélio, já vi esse vídeo da Yolanda e gostaria que tivesse ao menos meio minuto com ela tocando. Mas é excelente.
O seu problema é a velocidade da conexão. Você pode fazer assim: quando começar a carregar, dê um clique no Play/ Pause e espere um pouco enquanto a linha vermelha da carga vai avançando. Com o tempo você vai notar em que ponto dá pra clicar novamente no Play sem ter que parar novamente. Com a minha conexão, por exemplo, que é a mais simples das conexões Banda Larga, pra esse video de 09 min e 37 seg, tenho que deixar carregando pelo menos até chegar na metade.

Romero
Sabido
Sabido

Número de Mensagens : 46
Data de inscrição : 23/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Sivan Magen Empty Re: Sivan Magen

Mensagem  Hélio Leite 27/11/2007, 22:47

Salve,sumido!Farei,obrigado.Viu que a ação da md é idêntica a da ultm profa dele,altura/banco muito similar tb?Mas é incrívelmente concentrado pq essa peça é certamente a mais difícil em todo o rp da hp;na 1a parte ouvi um único guincho de pedal e nada mais a reclamar.Mas continuo preferindo Xavier de Maistre que arrisca mais.Tb Xavier,apesar de muito mais alto(veja a Minerva,a mais alta das hp Salvi,ao lado dele)e tb escola francesa,não se afunda todo ao tocar.Isso é muito feio.Fui imediatamente rever o vídeo da Alice Giles p/ me recobrar!Cool

Angélica;por essa foto,com o cotovelo cortado e meio de lado,poderia jurar que vc está virando uma hpsta Salzedo.
Hélio Leite
Hélio Leite
Onisciente
Onisciente

Masculino
Número de Mensagens : 153
Localização : Curitiba-PR
Emprego/lazer : 1o. hp Orquestra Sinfônica do Paraná
Data de inscrição : 20/11/2007

http://www.artedaharpa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sivan Magen Empty Posição da harpa

Mensagem  Romero 9/12/2007, 10:17

(Uma pausa durante o mui longo trabalho de Harmonia):

A posição da harpa em relação ao corpo pra mim é um assunto significativo. Parece que deixo a inclinação da harpa aproximadamente como faz a Alice Giles, e com o banco alto (nada de me afundar!!!), por dois motivos: não inclinar demais o plano de cordas como conseqüência (se bem que isso é uma questão de hábito) e para o instrumento não pesar no ombro, principalmente por este segundo motivo. Há alguns anos quebrei o braço esquerdo na junção com o ombro e ainda sinto um pouco de desconforto na movimentação; então optei por não sentir nada do outro lado. Vou descendo a harpa até que ela fique praticamente naquele ponto de quase equilíbrio, em que pode ir pra frente ou pra trás, e é dessa forma que me encaixo.

Tenho 1,80m, o que significa que perco um pouco do espaço pra usar com maior conforto os pedais Si e Mi.

Romero
Sabido
Sabido

Número de Mensagens : 46
Data de inscrição : 23/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Sivan Magen Empty Re: Sivan Magen

Mensagem  Hélio Leite 15/12/2007, 21:56

Por conta desses hábitos que a gente vai adquirindo,quase todos ruins,estudo na frente do espelho.Pra não balançar a hp como se fosse botar o bebê pra dormir,não tocar de boca aberta(e até babar no concerto dependendo da música),não afundar,...1,80 é ótimo,tá reclamando pq?
Hélio Leite
Hélio Leite
Onisciente
Onisciente

Masculino
Número de Mensagens : 153
Localização : Curitiba-PR
Emprego/lazer : 1o. hp Orquestra Sinfônica do Paraná
Data de inscrição : 20/11/2007

http://www.artedaharpa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sivan Magen Empty Re: Sivan Magen

Mensagem  Romero 16/12/2007, 09:30

Não é propriamente uma reclamação, mas sim uma constatação.
Harpa balançando, nem pensar. Profª Myriam sempre cuidou pra que os alunos não fizessem isso; além de ser realmente muito feio, a harpa balançando pra frente e pra trás rouba um pouco da atenção do que realmente importa.

Romero
Sabido
Sabido

Número de Mensagens : 46
Data de inscrição : 23/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Sivan Magen Empty Postura na Harpa

Mensagem  Hélio Leite 16/12/2007, 10:51

...e o pior,que Salzedos nunca poderiam fazer sem passar o pescoço por baixo do braço;cheirar a harpa.Seja a tábua harm ou o joelho,de ladinho.
Cool Laughing
Hélio Leite
Hélio Leite
Onisciente
Onisciente

Masculino
Número de Mensagens : 153
Localização : Curitiba-PR
Emprego/lazer : 1o. hp Orquestra Sinfônica do Paraná
Data de inscrição : 20/11/2007

http://www.artedaharpa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sivan Magen Empty Re: Sivan Magen

Mensagem  Angelica 16/12/2007, 19:08

Os Franceses é que gostam de balançar, fico mareadinha quando assisto.
Angelica
Angelica
Novato
Novato

Feminino
Número de Mensagens : 29
Idade : 53
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Hapista (Theatro Municipal de SP)
Data de inscrição : 12/11/2007

http://www.harpa.us/

Ir para o topo Ir para baixo

Sivan Magen Empty Re: Sivan Magen

Mensagem  Romero 16/12/2007, 21:02

No programa "A Grande Música", pela TVE Brasil, há poucos meses, eu vi o recital que o francês Emmanuel Ceysson deu durante o Festival Internacional de Harpas deste ano. Excelente harpista! Mas eu já não estava suportando ver a coluna da harpa se transformar em pêndulo de relógio de parede.

Romero
Sabido
Sabido

Número de Mensagens : 46
Data de inscrição : 23/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Sivan Magen Empty Re: Sivan Magen

Mensagem  Romero 8/3/2008, 17:02

Aproveitando a fala da Ana Angélica sobre os franceses gostarem de balançar a harpa e depois de ter visto - mais uma vez - o vídeo do Xavier de Maistre tocando a "Clair de Lune" de Debussy (http://br.youtube.com/watch?v=eiTafw2E778), no qual desde o início, além de tocar divinamente a harpa, ele balança o instrumento como se fosse um berço de bebê, vejam só o que achei no método da Renié, a francesíssima primeira-dama da harpa, em capítulo sobre arpejos em que se cruzam as mãos começando desde as cordas graves:

"É preciso estar atento para evitar qualquer balanço da harpa. Quando isto ocorre, é porque o ombro direito está rídigo, e empurra para frente a harpa para se alcançar as cordas graves. Se o instrumento estiver bem colocado sobre o ombro, o braço direito deverá poder livremente voltar ou avançar, sem mover a harpa." (Méthode de Harpe, de Henriette Renié, p. 47).

Romero
Sabido
Sabido

Número de Mensagens : 46
Data de inscrição : 23/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Sivan Magen Empty Re: Sivan Magen

Mensagem  Angelica 10/3/2008, 12:11

São muitas as divergências entre a técnica antiga Francesa e o método da Renie. Susann McDonald segue o método Renie à risca, ponto por ponto, e eu lembro dela criticar muito os Franceses movimentando suas harpas.
O movimento do braço para baixo após um acorde forte era outro ponto que McD não suportava nos franceses, se o Marcelo estiver vendo, lembra da Elizabeth?
Polegar baixo na mão esquerda para oitavas, articulações curtas em passagens ligueiras, ponta do dedo, etc...
Angelica
Angelica
Novato
Novato

Feminino
Número de Mensagens : 29
Idade : 53
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Hapista (Theatro Municipal de SP)
Data de inscrição : 12/11/2007

http://www.harpa.us/

Ir para o topo Ir para baixo

Sivan Magen Empty Re: Sivan Magen

Mensagem  Hélio Leite 10/3/2008, 16:54

Diga aqui,só entre nós,ninguém está lendo.Há neste mundo quem afirme que muitos alunos de Mac Donald(ou ela própria,não sei)copiam-no que se refere à MD-vários aspectos de Salzedo,incluíndo aí a fôrma da mão,o indicador bem para baixo e alguns tb,o gesto ascendente.Mas,interessante notar,tenho observado poucos hpstas dessa escola liberal,a dita francesa moderna,que toquem um semelhante ao outro.Então,vemos dedos curvos ou chatos,mais pra dentro ou mais pra ponta,gestos caídos ou ascendentes,troncos retos ou inclinados,som grande e som pequeno,...e por aí vai.
Hélio Leite
Hélio Leite
Onisciente
Onisciente

Masculino
Número de Mensagens : 153
Localização : Curitiba-PR
Emprego/lazer : 1o. hp Orquestra Sinfônica do Paraná
Data de inscrição : 20/11/2007

http://www.artedaharpa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sivan Magen Empty Re: Sivan Magen

Mensagem  Hélio Leite 10/3/2008, 23:37

Ah,já foi esclarecido;ela segue aquele método ponto por ponto.

"Num longo e intrincado paragrafo sobre a técnica para acordes largos,Salzedo anotou;´Pensar em voz alta pode ser divertido mas publicar isso num livro é absurdo.Seja lógico e evitarás um bocado de falatório.Deveria eu me interessar em saber se ela conhece as várias maneiras de se beijar?'(de Salzedo em "From Aeolian to Thunder",Dewey Owens)
Hélio Leite
Hélio Leite
Onisciente
Onisciente

Masculino
Número de Mensagens : 153
Localização : Curitiba-PR
Emprego/lazer : 1o. hp Orquestra Sinfônica do Paraná
Data de inscrição : 20/11/2007

http://www.artedaharpa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sivan Magen Empty Re: Sivan Magen

Mensagem  Romero 11/3/2008, 09:33

Quem me conhece sabe o quanto gosto da História, mais ainda se for da harpa.
Quem representa a antiga técnica francesa? Seriam os antecessores de Hasselmans (incluindo até mesmo Naderman, Godéfroid, etc.) e o próprio Hasselmans? Tournier também, contemporâneo de Renié? Pelo que já
entendi até hoje, em se falando da chamada técnica francesa (que jamais poderia ser uma a vida inteira), Renié representou um divisor de águas. É isso mesmo?

Uma opinião: pela necessidade constante de pesquisas que se fazem em todas as áreas e de novas informações que regem o domínio não somente teórico mas também prático de qualquer aspecto da vida; pelos novos saberes, explícitos ou tácitos, no campo da ergonomia; e, por conseqüência, pela experimentação constante que cabe somente aos
harpistas fazerem, em se tratando de tocar harpa; qualquer dia poderá haver uma nova referência para a técnica francesa, assim como Salzedo também será revisto. Será que não é isso o que acontece quando se vêem diferenças entre "discípulos" da escola xx e também da xy? Pois esse fato se verifica em ambas, não é isso mesmo?

Romero
Sabido
Sabido

Número de Mensagens : 46
Data de inscrição : 23/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Sivan Magen Empty Re: Sivan Magen

Mensagem  Hélio Leite 11/3/2008, 12:38

Não,não é e por esse motivo antes de todos os outros,vc topará com estudantes de Salzedo chorando suas desgraças pelos fóruns mundo afora.Quanto à Renié,ela teve sua importância inegável como didata mas seu método é datado e beira o absurdo,quase comparável à um compêndio médico.Para entender o que é o rocambole de ingredientes velhos que é a técnica francesa,leiamos Oberthur e Bochsa,não só Renié.As contradições estiveram em cada esquina de Paris,ou de Lyon,etc,etc,segundo D Lea me contava pq o jovem Helinho era como o Romerinho e por História muito se interessava.Meus caros,a estatura da espécie humana é cada vez maior,as hps daquela época pouco tem em comum com as nossas,...Existem apenas DUAS escolas de hp onde os hpstas que as representam são fácilmente identificáveis;a russa e a Salzedo.E ponto.
Hélio Leite
Hélio Leite
Onisciente
Onisciente

Masculino
Número de Mensagens : 153
Localização : Curitiba-PR
Emprego/lazer : 1o. hp Orquestra Sinfônica do Paraná
Data de inscrição : 20/11/2007

http://www.artedaharpa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sivan Magen Empty Re: Sivan Magen

Mensagem  Angelica 12/3/2008, 10:05

Hélio, enquanto você sobreviver você vai criticar as outras técnicas que não são Salzedo. Não acho que a escola McDonald seja liberal, ela sim é uma pessoa de bom senso que aceita alunos com diferentes técnicas e não tenta entortar o braço de ninguém por isso, se a coisa está funcionando ela deixa como está e tenta melhorar no que não está funcionando. As pessoas são diferentes, a anatomia de cada um é bem diferente, portanto não existe uma forma de tocar que funcione exatamente da mesma forma para todos. Prefiro o que a mestra sempre disse, que temos que analisar a função do que estamos tocando, a cada acorde não ter medo de mudar a posição, o ângulo, para que o acorde soe da forma que precisa dentro da música. Lógico, que não é para principiantes tentarem, isso após profundo estudo técnico do instrumento. Funciona comigo e uso sempre.
Angelica
Angelica
Novato
Novato

Feminino
Número de Mensagens : 29
Idade : 53
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Hapista (Theatro Municipal de SP)
Data de inscrição : 12/11/2007

http://www.harpa.us/

Ir para o topo Ir para baixo

Sivan Magen Empty Re: Sivan Magen

Mensagem  Hélio Leite 12/3/2008, 10:19

Já apertei,belisquei e sacolejei.Nunca entortei.
Hélio Leite
Hélio Leite
Onisciente
Onisciente

Masculino
Número de Mensagens : 153
Localização : Curitiba-PR
Emprego/lazer : 1o. hp Orquestra Sinfônica do Paraná
Data de inscrição : 20/11/2007

http://www.artedaharpa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sivan Magen Empty Re: Sivan Magen

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos