Fórum Nacional de Harpa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Correndo atrás do prejuízo...

2 participantes

Ir para baixo

Correndo atrás do prejuízo... Empty Correndo atrás do prejuízo...

Mensagem  JAJAYRO 3/6/2009, 16:19

Pessoas, agora que eu já estou terminando minha faculdade (graças a Deus!!!) eu estou tendo a oportunidade de poder começar a estudar harpa. Ainda não comecei porque alguns harpistas que eu conheci aqui em Campinas, além de terem sido muito "estúpidos", exigem que o aluno tenha instrumento próprio. Até aí eu até entendo, mas eu não tenho condições de comprar uma harpa para mim... Sad
Bom, onde eu quero chegar é: em outubro, irei para São Paulo para me inscrever na EMM (Escola Municipal de Música), e como já tenho alguma bagagem musical devido às aulas de violino, eu consegui alguns livro de teoria para estudar, como Teoria Complementar (Osvaldo Lacerda) e Harmonia e Improvisação (Almir Chediack). O problema é que eu achei que estes livros não falam sobre a história da música e são muito específicos em violão e teclado. Conversei com alguns alunos da Unicamp, mas eles não souberam me dizer o que eu devo estudar para o teste teórico da EMM.
OBS.: eu nunca ví uma harpa pessoalmente, mas desde pequeno eu quis tocar harpa. Eu sei que eu não preciso fazer o teste prático, mas ter uma noção de claves de sol e fá (até aí tranquilo). Neutral

Se alguém souber de algum livro e dizer aqui para eu poder estudar para o teste eu agradeço muito.study study study

Obrigado a todos!!!Very Happy Razz Surprised Smile


Última edição por JAJAYRO em 4/6/2009, 11:31, editado 1 vez(es)
JAJAYRO
JAJAYRO
Novato
Novato

Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 36
Localização : Campinas/SP
Emprego/lazer : Adm. Finanças, música!
Humor : Depende!
Data de inscrição : 03/03/2009

http://jajayro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Correndo atrás do prejuízo... Empty Re: Correndo atrás do prejuízo...

Mensagem  Hélio Leite 3/6/2009, 21:23

...mas o prof da EMM era de Campinas.Tem tanto livro de História da Música...é só entrar num sebo e procurar.Muita gente não gosta da "Uma Breve História da Música"/Otto Maria Carpeaux,mas acho que é uma fonte de referência barata,abrangente,além de prática.Talvez um pouco desatualizada p nossos dias.Quanto à teoria,no meu tempo usava-se "Princípios básicos da Música para a juventude"(em 2 vols)/Maria Luiza Priolli.
Agora,uma sugestão;somos uma comunidade muito,muito pequena.Quando vc entra em confronto com os poucos professores disponíveis na sua região,melhor não postar isso num fórum.Vc estará fechando portas p si,desestimulando outros possíveis interessados(se não for esta a sua real intenção)que talvez jamais viessem a ter qualquer problema com aqueles professores,entre outros.Deixo como referencial,meu próprio caso.Ensinar não é meu 1o objetivo ou obrigação,meu vínculo profissional é com uma orquestra sinfônica.Tive cerca de vinte alunos e posso afirmar que a falta de condições dos mesmos para comprar um instrumento,a distância(os de outras cidades),ou pq faziam eles algum curso que lhes impedia se dedicarem à hp foram obstáculos,de fato(os "estúpidos" a que te referes não estavam desprovidos de toda a lógica).Daqueles vinte,quatro entraram em confronto com este que lhe responde e aí,efetivamente há que se procurar outras alternativas,que é o que vc já está fazendo.
Hélio Leite
Hélio Leite
Onisciente
Onisciente

Masculino
Número de Mensagens : 153
Localização : Curitiba-PR
Emprego/lazer : 1o. hp Orquestra Sinfônica do Paraná
Data de inscrição : 20/11/2007

http://www.artedaharpa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Correndo atrás do prejuízo... Empty Re: Correndo atrás do prejuízo...

Mensagem  JAJAYRO 3/6/2009, 21:53

Agradeço mesmo sua atenção, Helio... quanto à estupidez, me referi não à pessoa, mas à atitude que teve quando perguntei sobre como eu poderia ingressar neste meio (o qual vc se referiu). Me pareceu que eu não era aceito entre os harpistas... Crying or Very sad
mas isso já foi superado e agora eu aprendi a correr atrás disso por mim mesmo.Very Happy
JAJAYRO
JAJAYRO
Novato
Novato

Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 36
Localização : Campinas/SP
Emprego/lazer : Adm. Finanças, música!
Humor : Depende!
Data de inscrição : 03/03/2009

http://jajayro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Correndo atrás do prejuízo... Empty Re: Correndo atrás do prejuízo...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos