Fórum Nacional de Harpa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda: será que essa harpa vale a pena?

5 participantes

Ir para baixo

Ajuda: será que essa harpa vale a pena? Empty Ajuda: será que essa harpa vale a pena?

Mensagem  Robson 5/4/2009, 19:03

Oi galera,

Harpa é um dos instrumentos que gosto, mas me distanciei um pouco dela, por ser cara demais.

Mas recebi um e-mail de um amigo que não é harpista, mas tem uma harpa para vender. Vou colocar um trecho da mensagem original, só pra não ter que re-escrever tudo, acho que ele não se importaria:

A Harpa
que tenho (...) É uma Harpa de concerto Erard, nº 3443, de 7
pedais.


Além das cordas de aço e nylon conforme as fotos anexas,
tenho as seguintes cordas Pirastro Chromcor (de aço): A6, C6, D6, E6, G6, H6, F5,
G5; e as seguintes cordas Pirastro Nycor (de nylon): E1, E4, C5, D5, F2, F3,
G0, H5.



Além disso, tenho alguns apetrechos de manuseio da Harpa e a
embalagem de madeira para transporte.



O valor da Harpa está estimado em uns R$ 7.000,00.


Estou colocando as foyos em anexo.

Ele me parece ser uma pessoa correta, só estou escrevendo mesmo porque estou por fora dessas especificações técnicas. Se eu fôr até lá, o que eu teria que testar? Vale a pena o custo-benefício?

Obrigado,
Robson

Ajuda: será que essa harpa vale a pena? Harpa1

Ajuda: será que essa harpa vale a pena? Harpa2

Ajuda: será que essa harpa vale a pena? Harpa3

Ajuda: será que essa harpa vale a pena? Harpa4

Robson
Curioso
Curioso

Masculino
Número de Mensagens : 9
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 01/04/2008

http://www.cozendey.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda: será que essa harpa vale a pena? Empty Re: Ajuda: será que essa harpa vale a pena?

Mensagem  Julia 6/4/2009, 11:09

Que harpa mais linda.

Vc tem que olhar se a madeira está direita, se não tem cupim, essas coisas, principalmente da tábua harmônica. Pelas fotos não perece estufada não, mas se estufar é uma dor de cabeça a parte pra trocar. Tem que ver como estão os pedais, se está tudo funcionando direitinho. As cordas vc vai ter que trocar, provavelmente.
Acho que o melhor seria vc levar alguém que possa avaliar o instrumento junto com vc. Ela vem com case e isso é uma vantagem. O q seriam apetrechos de manuseio?

Se vc ficar com ela, não tente afiná-la em 442, ela não foi feita pra isso, e procure usar cordas com uma tensão mais baixa do que o normal. Essas harpas são muito mais delicadas do que as fabricadas hj em dia e, na minha humilde opinião, tem um som muito mais bonito, com muito mais harmônicos.
Julia
Julia
Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 62
Idade : 39
Localização : Rio
Humor : Eu sou legal. =)
Data de inscrição : 06/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda: será que essa harpa vale a pena? Empty Re: Ajuda: será que essa harpa vale a pena?

Mensagem  Robson 11/4/2009, 00:26

Oi Júlia,

Obrigado pela resposta. Estou pensando realmente em comprá-la, mas ela está em Santa Catarina. Não quero me arriscar a ir de carro, e chegar lá e descobrir que não dá no meu carro...

A harpa vem com um case de madeira. Como vocês fazem para transportar suas harpas? Quando vocês viajam de ônibus, a harpa vai junto no bagageiro? E no avião, dá pra ir junto? Ou tem que usar um meio de envio separado?

Robson
Curioso
Curioso

Masculino
Número de Mensagens : 9
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 01/04/2008

http://www.cozendey.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda: será que essa harpa vale a pena? Empty Re: Ajuda: será que essa harpa vale a pena?

Mensagem  Julia 11/4/2009, 18:12

Passo a bola. Nunca viajei com a minha.
Julia
Julia
Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 62
Idade : 39
Localização : Rio
Humor : Eu sou legal. =)
Data de inscrição : 06/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda: será que essa harpa vale a pena? Empty Re: Ajuda: será que essa harpa vale a pena?

Mensagem  Laércio 24/4/2009, 14:05

Nossa, a harpa é linda mesmo! Quer me dar de presente? ahahaha
Sucesso na compra da harpa e torço para que o preço não faça jus à beleza, pois é lindissima... e pela beleza, seria um absurdo de todos os reais hehehehe
Laércio
Laércio
Observador Sagaz
Observador Sagaz

Masculino
Número de Mensagens : 78
Idade : 40
Localização : Belo Horizonte / MG
Emprego/lazer : Professor de Filosofia / Estudante
Humor : simpático :)
Data de inscrição : 22/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda: será que essa harpa vale a pena? Empty ué???

Mensagem  JAJAYRO 2/6/2009, 16:51

Muito linda esta harpa!!! Eu só não entendi uma coisa: se ele não é harpista, como ele conseguiu uma dessas então???
JAJAYRO
JAJAYRO
Novato
Novato

Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 36
Localização : Campinas/SP
Emprego/lazer : Adm. Finanças, música!
Humor : Depende!
Data de inscrição : 03/03/2009

http://jajayro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda: será que essa harpa vale a pena? Empty Re: Ajuda: será que essa harpa vale a pena?

Mensagem  Hélio Leite 2/6/2009, 17:19

A hp é herança do pai dele e já foi vendida.Tivemos muitas Erard no Brasil mas essa é uma Imperador Joseph e deve ser a única por aqui.
Hélio Leite
Hélio Leite
Onisciente
Onisciente

Masculino
Número de Mensagens : 153
Localização : Curitiba-PR
Emprego/lazer : 1o. hp Orquestra Sinfônica do Paraná
Data de inscrição : 20/11/2007

http://www.artedaharpa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda: será que essa harpa vale a pena? Empty Re: Ajuda: será que essa harpa vale a pena?

Mensagem  JAJAYRO 3/6/2009, 16:32

Julia escreveu:Se vc ficar com ela, não tente afiná-la em 442, ela não foi feita pra isso, e procure usar cordas com uma tensão mais baixa do que o normal. Essas harpas são muito mais delicadas do que as fabricadas hj em dia e, na minha humilde opinião, tem um som muito mais bonito, com muito mais harmônicos.

Não entendi esta parte... como assim usar uma tensão mais baixa do que o normal?
JAJAYRO
JAJAYRO
Novato
Novato

Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 36
Localização : Campinas/SP
Emprego/lazer : Adm. Finanças, música!
Humor : Depende!
Data de inscrição : 03/03/2009

http://jajayro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda: será que essa harpa vale a pena? Empty Re: Ajuda: será que essa harpa vale a pena?

Mensagem  Hélio Leite 4/6/2009, 01:43

A fabrica de Erard construiu suas harpas por mais de cem anos tendo estendido sua produção tb p Londres.Eram feitas em dois modelos tradicionais principalmente e outros mais raros,batizados com nomes de harpistas(inclusive uma Renié model)ou outros,como é o caso dessa na foto,a Emperor Joseph,da fase final,início sec.XX(*).Durante aqueles anos o lá esteve entre 430 a 435 e as cordas eram mais finas que as usadas hoje.A solução atualmente adotada para preservar mas ao mesmo tempo manter esses instrumentos em uso é encordoá-las com cordas feitas para harpas lever para que não embarriguem ou explodam.
(*)é bom checar tudo,postei de memória
Hélio Leite
Hélio Leite
Onisciente
Onisciente

Masculino
Número de Mensagens : 153
Localização : Curitiba-PR
Emprego/lazer : 1o. hp Orquestra Sinfônica do Paraná
Data de inscrição : 20/11/2007

http://www.artedaharpa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda: será que essa harpa vale a pena? Empty Re: Ajuda: será que essa harpa vale a pena?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos