Fórum Nacional de Harpa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas gerais sobre harpa

4 participantes

Ir para baixo

Dúvidas gerais sobre harpa Empty Dúvidas gerais sobre harpa

Mensagem  felipe 18/11/2008, 12:33

Olá, estou com uma celta da Camac modelo Korrigan de 38 cordas. Ela veio toda encordoada com tripa, o que me levou a ter algumas dúvidas na hora de comprar corda pra ela.
na LH tem vários tipos de corda de tripa, entre elas Bow brand Concedo, Burgundy, Natural e lever gut.
Gostaria de saber qual é a mais apropriada para a minha harpa. Devo realmente comprar a lever gut, ou as cordas para as harpas de pedais tb funcionam? (a burgundy é a mais em conta na vanderbilt). Pois penso que a única diferença entre a natural gut e a lever gut, é o tamanho, estou certo?

Mesma dúvida para os bordões, silver plated, tarnish-resistant, bow brand lever wire. Qual?

Muito obrigado.

felipe
Curioso
Curioso

Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas gerais sobre harpa Empty Re: Dúvidas gerais sobre harpa

Mensagem  Romero 19/11/2008, 08:06

Olá, Felipe. Você disse pensar que a única diferença entre a natural gut e a lever gut é o tamanho. A principal diferença é o diâmetro. Lever gut, além de menor, tem diâmetro diferente das demais cordas de tripa, portanto tem menos tensão também. Em harpa céltica, colocar cordas de harpas de pedais traz problemas certamente.

Mas a Korrigan de 38 cordas da Camac é uma daquelas harpas que usa cordas de tripa iguais às das harpas de pedais. Portanto, o diâmetro e a tensão das cordas é como das harpas de pedais; e o espaçamento também foi projetado para ser igual.

Mas atenção para a região das cordas de metal. São raras as harpas célticas que utilizam bordões de harpas de pedais. Pode ser muito perigoso para o instrumento. É melhor você se certificar que tipo de bordões tem na sua Korrigan. Penso que sejam lever wires.

Romero.

Romero
Sabido
Sabido

Número de Mensagens : 46
Data de inscrição : 23/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas gerais sobre harpa Empty Re: Dúvidas gerais sobre harpa

Mensagem  felipe 19/11/2008, 12:29

Valeu Romero! Era realmente o que eu precisava saber!
Abração!

felipe
Curioso
Curioso

Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas gerais sobre harpa Empty Re: Dúvidas gerais sobre harpa

Mensagem  krysler 25/11/2008, 09:14

A Harpas da L&H Ogden, troubadour VI e Prelude usam as mesmas cordas das harpas de pedais inclusive os bordões (tarnish Resistant), e quando compro o jogo de cordas elas vem do mesmo tamanho para colocar nas harpas de pedais.
Minha harpa veio assim de fábrica. Tenho um som muito forte!. Será que poderia mudar para outros tipos de cordas??? Por exemplo poderia colocar as cordas da Lyric (bordões Lever Wire) para ter um som mais suave, ou não seria recomendado????? o som ficaria muito fraco???????
Se eu trocar as cordas vai ficar muito mais barato!!!!! (será que posso fazer um teste????!)
krysler
krysler
Novato
Novato

Masculino
Número de Mensagens : 25
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte-MG
Emprego/lazer : Geógrafo/Harpa
Humor : eu sou legal....rsss
Data de inscrição : 25/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas gerais sobre harpa Empty Re: Dúvidas gerais sobre harpa

Mensagem  felipe 26/11/2008, 10:13

E ae Krysler!

Pois então, minha camac veio assim:
Primeira oitava de nylon, segunda, terceira e quarta oitava de tripa de harpa de pedal e bordões de lever. Pelo menos é isso que está escrito no site na especificação da minha Korrigan.

Eu acho que trocar pra cordas mais lever, como nylons ou gut de celta, é possível, estragar não vai, vc apenas não vai ter toda a resposta que sua harpa pode dar.

Agora, os bordões, eu não sei. Na minha eu não arriscaria por bordões de harpa de pedal. A tensão é enorme, e como a especificação diz lever wire...eu não vou mudar não hehe. A sua ogden guenta bordões de pedal então, que legal.

Mas Krysler, em relação ao preço das cordas, de uma chance a Burgundy. É o que eu vou fazer.

Abraços

felipe
Curioso
Curioso

Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas gerais sobre harpa Empty Re: Dúvidas gerais sobre harpa

Mensagem  krysler 27/11/2008, 07:33

Laughing
krysler
krysler
Novato
Novato

Masculino
Número de Mensagens : 25
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte-MG
Emprego/lazer : Geógrafo/Harpa
Humor : eu sou legal....rsss
Data de inscrição : 25/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas gerais sobre harpa Empty Re: Dúvidas gerais sobre harpa

Mensagem  krysler 27/11/2008, 07:34

Sou novato e ganhei uma estrelinha! hahahaaaa!Very Happy Very Happy Very Happy cheers
krysler
krysler
Novato
Novato

Masculino
Número de Mensagens : 25
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte-MG
Emprego/lazer : Geógrafo/Harpa
Humor : eu sou legal....rsss
Data de inscrição : 25/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas gerais sobre harpa Empty Re: Dúvidas gerais sobre harpa

Mensagem  Julia 27/11/2008, 19:12

felipe escreveu:
Eu acho que trocar pra cordas mais lever, como nylons ou gut de celta, é possível, estragar não vai, vc apenas não vai ter toda a resposta que sua harpa pode dar.

Agora, os bordões, eu não sei. Na minha eu não arriscaria por bordões de harpa de pedal. A tensão é enorme, e como a especificação diz lever wire...eu não vou mudar não hehe. A sua ogden guenta bordões de pedal então, que legal.

Mas Krysler, em relação ao preço das cordas, de uma chance a Burgundy. É o que eu vou fazer.


Além de não explorar todo o potencial da harpa a tensão vai diminuir, né. As cordas vão ficar mais moles.

Eu recomendo a Burgundy. Ela só é feiosa, amarelada, mas tem a mesma qualidade.
Julia
Julia
Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 62
Idade : 39
Localização : Rio
Humor : Eu sou legal. =)
Data de inscrição : 06/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas gerais sobre harpa Empty Re: Dúvidas gerais sobre harpa

Mensagem  Romero 27/11/2008, 21:02

Oi, Krysler. Também acho que você poderá usar as Burgundy. É verdade que a tensão das cordas para harpas célticas é menor, mas isso não é problema para quem não fica trocando de harpa de concerto para harpa céltica e vice-versa.
O caso é que a Ogden foi projetada para usar cordas de harpas de pedais. Colocar outras cordas vai significar não utilizar o potencial da harpa - como a Júlia bem lembrou - porque ela certamente é bem mais robusta. Quando você precisar de mais volume com cordas mais moles, o som poderá sair estalado, estridente nos agudos e com bordões batendo uns nos outros, pois a amplitude da onda vibratória é bem maior.

Romero.

Romero
Sabido
Sabido

Número de Mensagens : 46
Data de inscrição : 23/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas gerais sobre harpa Empty Re: Dúvidas gerais sobre harpa

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos