Fórum Nacional de Harpa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Levers Camac

3 participantes

Ir para baixo

Levers Camac Empty Levers Camac

Mensagem  Hélio Leite 19/2/2008, 14:55

Não é por pouco que tantos fabricantes estão adotando os Camac levers como padrão.Além de todas as suas qualidades comprovadas,são facílimos de serem regulados,até mesmo para um completo ignorante em ferramentas e parafusos como eu;acabei de receber o kit de regulagem e corrigir a afinação dos semitons significa nada mais que encaixar a chave respectiva no bridge pin e girá-lo para esq ou dir conforme se queira baixar ou elevar o tom da corda.Só isso,sem mexer em qualquer parafuso.Até uma criança poderia fazê-lo.
Hélio Leite
Hélio Leite
Onisciente
Onisciente

Masculino
Número de Mensagens : 153
Localização : Curitiba-PR
Emprego/lazer : 1o. hp Orquestra Sinfônica do Paraná
Data de inscrição : 20/11/2007

http://www.artedaharpa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Levers Camac Empty Re: Levers Camac

Mensagem  Romero 21/2/2008, 08:22

Dentre algumas revistas sobre harpa que minha professora me emprestou, tem uma editada pela Camac há alguns anos exclusivamente para apresentação das harpas de pedais da chamada Nouvelle Génération, em contraposição àquelas que se construíam até então, nas quais verificaram a necessidade de muitas mudanças. Não tenho intimidade alguma com as harpas Camac, a única que já vi de perto é a da nossa amiga Cristina, e me lembro que nos debates do outro fórum a Camac sempre perdia feio. Não sei se vocês falavam das harpas antigas (não tão antigas porque a fábrica é recente) e, em caso afirmativo, quais seriam suas opiniões a respeito da Nouvelle Génération.

Embora a revista seja de caráter informativo e também publicitário por conseqüência, com muita sinceridade, as propostas do Joel Garnier e do Jakez François para as novas harpas me pareceram muito interessantes e até mesmo bem honestas. Um dos aspectos era que, com as modificações introduzidas também na mecânica do instrumento, o próprio harpista pode realizar a regulagem já a partir da 2ª vez (a 1ª é exclusivamente da fábrica e pré-programada - não estou com a revista em mãos, mas acho que é isso mesmo), sem muito quebra-cabeça, ferramentas complicadas, pesadas, etc. É certo que se deve aprender como fazê-lo, não é procedimento auto-explicativo, mas essa matéria em particular diz quais são os passos em linhas gerais.

Por extensão, a regulagem dos levers Camac - que são peças muito mais simples do que mecanismo de harpa de pedais - acaba mesmo por se tornar mais fácil do que de outros levers. Já há algum tempo eu tinha lido (não sei em que site) algo bem favorável aos levers das harpas deles.

(Não posso me conter: "Essas alavanquinhas... Ainda serei feliz com elas. Claro que não com as que eu tenho hoje.")

Romero
Sabido
Sabido

Número de Mensagens : 46
Data de inscrição : 23/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Levers Camac Empty Re: Levers Camac

Mensagem  Hélio Leite 21/2/2008, 11:32

Pois vc pegue sua hp JPinheiro,compre levers Camac p as cordas que vc mais "flipa" e traga-a p o Leandro instalá-los,eu empresto a Timothy pra vcs estudarem,deixo lá com ele e vc pode ficar aqui em casa se quiser.As Camac devem sim ter melhorado pq no Harp Column tem muita gente elogiando essas hps patinhos feios,bem mais do que americanos elogiando Venus hps.De fato,só toquei na Camac bahiana;feia,pedais praticamente artesanais,mecânica duvidosa e larga na ia oct como um mesão de churrascaria.Mas se inventarem uma pd hp facilmente regulável,trocaria presto a Venus por uma dessas e me livraria do tormento de tocar o mais desafinado dos instrum musicais já inventados.Que coisinhas tão desafinadas são todas as hps,em seus diferentes formatos,tamanhos,idades,origens,...
Hélio Leite
Hélio Leite
Onisciente
Onisciente

Masculino
Número de Mensagens : 153
Localização : Curitiba-PR
Emprego/lazer : 1o. hp Orquestra Sinfônica do Paraná
Data de inscrição : 20/11/2007

http://www.artedaharpa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Levers Camac Empty Re: Levers Camac

Mensagem  Romero 26/2/2008, 13:09

A revista curiosamente chama-se "info@camac-harps.com". Não descobri quando foi publicada, mas pelas matérias o Joël Garnier era ainda vivo (ele faleceu em setembro de 2000). O artigo das pp. 5-6 é intitulado "La 'Nouvelle Génération': les raisons du succès". O trecho que descreve as melhorias realizadas sobre a mecânica é o seguinte:

"Mecânica: (...) A mecânica da "Nouvelle Génération", graças à nova concepção de seus cabos, discos e porcas ajustáveis, é muito mais estável. A principal fraqueza das mecânicas tradicionais reside nos tirantes, estes foram substituídos por cabos, como aqueles utilizados pela aviação, nos quais o risco de ruptura é quase nulo. (...) A regulagem do comprimento dos cabos foi consideravelmente simplificada pelo uso de um "Rod Tuner": este acessório, cuja utilização é extremamente simples, permite a qualquer harpista ajustar por conta própria o comprimento dos cabos em menos de 5 minutos, sem desmontar a base da harpa (uma média de 45 minutos é normalmente necessária para este procedimento em uma harpa tradicional, com as mãos cheias de graxa). A operação é realmente muito simples e pode ser realizada por qualquer pessoa, o que reduz consideravelmente a necessidade da intervenção de um profissional, oferecendo uma maior autonomia ao harpista que não tem sempre um técnico à sua disposição."

Neste mesmo artigo, são esclarecidos os outros melhoramentos, como peso das harpas, extensão e plano das cordas e acústica. E ao longo da revista, vários(as) harpistas de renome dão suas opiniões sobre as harpas Camac: Isabelle Perrin, Marie-Claire Jamet, David Watkins, Gaëlle Vandernoot, Maria-Rosa Calvo-Manzano, etc.

Romero
Sabido
Sabido

Número de Mensagens : 46
Data de inscrição : 23/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Levers Camac Empty Re: Levers Camac

Mensagem  Julia 19/11/2008, 15:14

Hélio, onde vc comprou o seu kit mágico?
Julia
Julia
Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 62
Idade : 39
Localização : Rio
Humor : Eu sou legal. =)
Data de inscrição : 06/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Levers Camac Empty Re: Levers Camac

Mensagem  Hélio Leite 19/11/2008, 16:37

da sra thormahlen,cujo 1o nome já não lembro.Passou sem imposto.
http://www.thorharp.com/pages/camac.htm

bobiiiiiinha....pig
Hélio Leite
Hélio Leite
Onisciente
Onisciente

Masculino
Número de Mensagens : 153
Localização : Curitiba-PR
Emprego/lazer : 1o. hp Orquestra Sinfônica do Paraná
Data de inscrição : 20/11/2007

http://www.artedaharpa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Levers Camac Empty Re: Levers Camac

Mensagem  Julia 24/11/2008, 07:57

geek
Julia
Julia
Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 62
Idade : 39
Localização : Rio
Humor : Eu sou legal. =)
Data de inscrição : 06/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Levers Camac Empty Re: Levers Camac

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos